Um pouco de história...

4



Em 1949, foi apresentada, na Convenção das Senhoras Batistas de Pernambuco - CSBPE -, através da Irmã Valdivina Andrade Câmara, a ideia de organizar um orfanato mantido pelas Senhoras Batistas de Pernambuco. A proposta foi apoiada com entusiasmo. Presidia a CSBPE a Missionária Elizabeth Mein.
Ao lado da Presidente da CSBPE, destaca-se o esforço e o apoio do Irmão Alfredo Andrade, pois a Junta de Richmond ainda não apoiava a ideia. Registram-se com louvor os seguintes nomes, que também, abraçaram fervorosamente a proposta: Pr. Antônio Dorta, Dr. Everardo Guerra e D. LouDemie Mein.  
Em 1954, a União de Senhoras e Moças da Convenção. Evangelizadora Batista de Pernambuco, instituiu comissão administrativa com a responsabilidade de organizar o Orfanato Batista Elizabeth Mein - OBEM, atual Lar Elizabeth Mein - LAR BEM. A denominação do orfanato foi uma homenagem à dedicada Missionária, cujo perfil humano e cristão de uma empreendedora sócio-educativa, a fez convencer a muitos sobre importância de cumprimento de uma premissa bíblica: cuidar de crianças órfãs. 
Em 1956, no Município do Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 56 km do Recife, foi criado o Orfanato Elizabeth Mein, em 1 de maio de 1956, situado à Rua Nunes Machado nº 289, atual sede da Escola Municipal Pio X. A Igreja apoiadora do OBEM foi a Igreja Evangélica Batista Central de Carpina.
Inicialmente, OBEM atendia a quatro meninas, sendo Kátia Maria Guimarães a primeira delas a chegar. A equipe de profissionais era constituída pela Irmã Regina Barbosa (primeira professora) e pela Irmã Beatriz Soares (primeira orientadora) formada pelo ETC, atual Seminário de Educadoras Cristãs – SEC. 
Em 1963, o OBEM fora transferido para Olinda-PE, para que as crianças pudessem prosseguir os seus estudos no curso médio. A então nova sede situava-se à Estrada Matumbo, em uma casa antiga no Bairro de Beberibe, até o ano de 1973. 
Em 1973, o OBEM fora transferido para a sua atual sede, em Recife - PE, Bairro do Cordeiro, à Rua General Mena Barreto, 97. 
A partir de 1990, com a instituição do Estatuto das Crianças e do Adolescente – ECA, no Brasil, o OBEM sofre uma reforma estatutária e de função social, para se adequar e se atualizar às novas legislações que cuidam e protegem crianças e adolescentes no Brasil.
Depois a casa de acolhida foi transferida para Beberibe onde até hoje se encontra, em Iputinga. Casa construída em terreno doado pelo irmão Alfredo Andrade que juntamente com o irmão Inocêncio Rodrigues construíram os dois pavimentos e ampla área de lazer. O Lar Bem é pessoa jurídica e de utilidade pública pela Lei Municipal Nº 10257 de 02 de junho de 1970 e também registrado no COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes) desde o ano de 2000.
Passou a ser abrigo desde a vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente.

"Tudo quanto te vier à mão para fazer,faze-o conforme as tuas forças" Ecl.9:10a

Comments (4)

Como faço pra entra em contado, mim diga um número de telefone.

Como faço pra entra em contado, mim diga um número de telefone.

3228-4630

Gostaria de fazer uma visita nesse orfanato,quais os dias de visita?

Postar um comentário